Blog

27 Set, 2019

Historias del Ciervo: o que aprendi no workshop de Julián Ángel

Esta semana eu tive a honra de participar de um workshop incrível, o Historias del Ciervo, desenvolvido pelo colombiano Julián Ángel.

Nele, eu e outros profissionais de todo país pudemos praticar novas técnicas da confeitaria moderna com um dos nomes mais experientes e inovadores da atualidade.

Decidi escrever um post contando toda essa experiência para vocês. Continua lendo para saber mais.

 

Dia 1 – Segunda-feira, 23 de setembro

A primavera não poderia ter começado melhor! Cheguei no Rio de Janeiro ainda no fim de semana, para que desse tempo de curtir a Cidade Maravilhosa um pouco antes de colocar a mão na massa.

Logo quando cheguei o Julián nos deu as boas-vindas mostrando as técnicas que ele usa para fazer um dos seus carros-chefes, um bolo inspirado nos movimentos do fundo do mar.

Pintura aquarela em buttercream, pérolas feitas de chocolate e decoração em papel de arroz azul e rosa.

Essa aula foi toda sobre texturas, especialmente com o buttercream. Além disso, aprendemos a usar o isomelt, um açúcar que quando cozinha fica parecendo vidro e eu gostei muito das ideias que ele tem para o uso do papel arroz.

 

Dia 2 –Terça-feira, 24 de setembro

No segundo dia de workshop já estávamos preparados para o desafio que viria – e que desafio apaixonante! O bolo do dia foi desenvolvido por Julián para casamentos. Todo romântico ele também é perfeito para uma festa de noivado ou bodas.

A segunda aula foi toda sobre texturas. Praticamos o airbrush para a pintura e a usar o butter cream para fazer texturas como a do topo do bolo.

Esse bolo incrível foi feito com técnicas de airbrush (para a pintura), papel de arroz, e texturização “amassadinha”. Simples de fazer e bem legal.

Um bolo verdadeiramente apaixonante com feito com diversas técnicas de textura.

 

Dia 3 – Quarta-feira, 25 de setembro

O último dia foi de longe o mais desafiador! Mas também foi o mais divertido de fazer. Já com clima de saudade, começamos a aula sabendo que iríamos aprender e combinar diferentes técnicas de confeitaria.

Terceiro e último dia do workshop. Uma experiência que levarei para sempre comigo!

Aprendemos a criar quinas afiadas em bolos quadrados usando buttercream e como criar diferentes texturas com esta cobertura. Para as joias do geode, Julián nos ensinou novas técnicas de cozinhar o isomelt, aquele açúcar que comentei acima.

De longe o bolo mais lindo que fizemos no curso! Só para fazer as bordas afiadas nos lados dos bolos levamos uns 40 minutos. Deu um trabalho danado, mas valeu muito a pena! O que vocês acharam do resultado?

Celebramos o sucesso do workshop com esse bolo incrível!

Historias del Ciervo por uma perspectiva geral

Apesar de já conhecer a maioria das técnicas que ele mostrou, foi muito interessante ver as diferentes maneiras que ele usa a mesma técnica obtendo resultados bonitos e bem distintos uns dos outros.

Eu já estava familiarizada com a técnica do Geode Cake, por exemplo, então ver ela novamente não foi uma super novidade. Mesmo assim, uma das partes mais legais do curso foi a troca de ideias que tive, tanto com o Julián quanto com os outros confeiteiros.

Uma coisa engraçada foi que encontrei mais duas meninas que também ganharam o Que seja Doce, programa da GNT. Elas acabaram sendo minhas companheiras durante todo o curso.

Mostrei um pouco do meu trabalho para o Julián e ele até curtiu algumas fotos lá no instagram da Bel Cakes! Ele ficou bem impressionado com o meu bolo de flores e perguntou como eu tinha feito a parte de colorir e achatar as flores. No fim das contas estávamos trocando figurinhas!

Julián quis saber como consegui fazer para colorir e achatar as flores do bolo Printemps.

Que honra que foi participar dessas aulas incríveis! Foi ótimo aprender coisas novas, ter contato com ideias diferentes e conhecer pessoas legais. Essa é certamente uma experiência que eu nunca vou esquecer. ☺

Mostrar últimas postagens

Comentários

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit.